Diminuição de Custo de Propriedade de Hardware e Software

Com a utilização de Thin Client, Dot Station ou PC convertido

Muito está sendo dito sobre Thin Clients (e Dot Stations) e sobre a economia que pode ser obtida para as empresas quando estas se mudam para um ambiente de computação baseada em Servidores de Terminais.

Empresas que têm feito essa mudança, estão apresentando enorme economia em suporte técnico, custos de hardware e upgrade, bem como gastando menos tempo na administração do parque de computadores e no suporte ao usuário final. Economize de R$72.000 a R$102.000, em um parque de 30 máquinas por exemplo (veja Tabela Comparação Fat Client versus Thin Client)

Devido à própria retaguarda necessária de Servidores de Terminais e Firewall, a utilização de Thin Clients permite que os funcionários possam executar trabalhos à distancia mais facilmente, o que é crucial na era onde a telecomunicação está sempre em crescimento.

Comparação de custos entre PCs normais (Fat Client) versus Thin Client/Dot Station:

Tabela comparativa entre PC e Thin Client/Dot Station - Comparação dos preços estimados de custo dos equipamentos - Upgrade de equipamento PC para torna-lo Thin Client via Flash Card (DOM) - Conexão entre Thin Clients/DotStation e Servidores de Terminais - Windows 2000/2003 Server / Winconnect Server XP - Economize na aquisição e manutenção de seu hardware/software, utilizando equipamentos thinclient. Smart Union Consultoria São Paulo - (11)-5096-2002 - Moema/Campo Belo/Ibirapuera/Aeroporto de Congonhas

Complemento à tabela acima, porém usando Servidores de Terminais da Microsoft:

Comparativo de Custo entre uso de PC Normal versus Thin Client usando Servidores de Terminal Microsoft - Smart Union São Paulo  (11) 5096-2002

O que é um Thin Client (ou Dot Station)?

Um Thinclient é um termo geral para nomear qualquer dispositivo que para ser operado necessite de um Servidor de Terminais. Normalmente dispõe de monitor, teclado, 64 Mb Ram e um processador básico (Celeron 300/VIA 266) para interagir com os Servidores de Terminal.

Como os Thinclients são dispositivos sem partes móveis/mecanicas como ventoinhas/coolers e /ou disco rígidos, estes não armazenam nada localmente e por isso são chamados de "thin", fino ou magro em Inglês.

Um Thin Client em oposição ao PC Normal (Fat Client) não contém meio de armazenamento e requer o mínimo de recurso de processamento. Um Thin Client pode ser um dispositivo dedicado conectado ao Monitor/Teclado/Mouse, um equipamento PC convertido em Thin Client (utilizando um dispositivo DOM em suas portas IDE) ou um DOT Station, que é um Thin Client com Monitor/Teclado/Mouse/Telefone Integrados.

O Thin Client apresenta-se ao usuário final da mesma forma que um PC traditional o faz e pode rodar qualquer software - Windows, Unix, Linux, Mainframe, Java, etc. - permitindo fácil integração com a solução pré-existente na Empresa.

Quais os benefícios no uso do Thin Client ?

A vantagem mais vísivel é o corte de custo, pois vários estudos e comparativos de custo de Thin Client provam que essa tecnologia é ainda uma das mais em conta e costumam ser 60% mais baratas. Veja também "Comparativo de Custo usando TS Microsoft"

Entretanto o uso de computação baseada em Servidores de Terminal trazem outras vantagens além do simples corte de custos:

  • Acesso de qualquer parte do mundo à seus arquivos de trabalho e aplicações corporativas (obviamente respeitando-se as mesmas regras de segurança aplicadas às estações Fat Client convencionais);
  • Redução da administração e suporte ao usuário final - Têm-se um único ponto de administração e como nada é guardado na máquina, esta está imune a viroses, updates e upgrades de hardware;
  • Adição ou Reposição de equipamento do usuário é mais simples - Devido ao baixo custo e a administração centralizada, um novo usuário/computador pode ser instalado em minutos (não há necessidade de instalar-se Windows/Linux) e no caso de alguma queima, basta-se ter um equipamento backup nas imediações.
  • Aumento da garantia de uso - Enquanto um PC dura 25.000 horas (3 anos de uso corrido), um Thin Client dura 175.000 horas (21 anos teóricamente).
  • Aumento na segurança dos dados - Um Thin Client não tem CD-ROM, Floppy Disk ou HD e portanto não há como haver roubo de informações através destes.
  • Outros : Baixo consumo de energia (usa 15% da energia de um PC), Ocupa menos espaços (há Thinclients de 13 centimetros) e Menor custo de gerenciamento de licenças.

Comparativo de Economia de Energia entre Thin Client e PC Comum:

Tabela Comparativa Economia no uso de Thin Client versus PCs Convencionais - Economia e dimuição de custo nessa epoca em crise - Smart Union Consultoria e Soluções em Tecnologia - Thin Client, XP Unlimited, São Paulo, custo de energia da EletroPaulo (11) 5096-2002 info@smartunion.com.br

Pesquise mais sobre o trabalho da SMART UNION, para obter maiores informações sobre em quê poderemos ajudar sua empresa, pois é a hora da área de TI repensar a melhor maneira de utilizar os recursos de Informática para os dias atuais. Caso você queira fazer um resumo ou nos contactar, use o formulário abaixo. Manteremos todo o sigilo e discrição necessários.

LEVANTAMENTO INICIAL COM A SMART UNION

Empresa*
E-mail*

Secundário

Contato
site
Endereço Completo Bairro/Cidade/UF
Logradouro CEP
Bairro Cidade UF
Contatos(DDD)
Fone 1 Fone 2 Outros
Observações Gerais (Explique um pouco sobre sua Empresa)
Observações Gerais (Explique um pouco sobre os serviços prestados por sua área de TI)
Observações Gerais (Explique um pouco sobre os principais problemas atuais)
Como Encontrou a Smart Union?
  - Em nenhuma hipótese divulgaremos os dados contidos nesse formulário..
* Informações Obrigatórias
 
Como a SMART UNION pode auxiliá-lo?
- Todas as informações serão mantidas em Sigilo.

[Home] [Produtos&Serviços Smart Union] [ Como economizar na area de TI ]

IP Atual: 54.205.150.215 Data: 2/12/2016 (20:15:54)
©1998-2012 Smart Union - Todos os Direitos Reservados