21/8/2006
Ser Lógico, Usar Conhecimento e Gostar de Tecnologia - Qualidades para o sucesso de um técnico de Suporte - Parte 4/4
A chave para efetivamente assumir um cargo de suporte técnico deve sempre envolver atitudes e aptidões do que simplesmente um grande conhecimento técnico em alguma área da Tecnologia. Esse artigo é a última parte. E continuação do artigo Doze Qualidades para o sucesso de um técnico de Suporte ...:
10 - Ter a habilidade em pensar de forma lógica e criativa. Os técnicos devem estar aptos a aplicar uma metodologia consistente e lógica para resolução de problemas na área de Informática.
Isto significa que quando confrontados com uma nova situação, os técnicos deverão buscar a solução do problema ou pelo menos isolar á área problemática.
E ao usar seu pensamento lógico, os técnicos também devem tomar novos caminhos quando uma determinada lógica aplicada não produzir um resultado satisfatório.
11 - Ter a habilidade em aplicar seus conhecimentos em novas situações. A habilidade em ser um pensador criativo e lógico é a natureza essencial dos resolvedores de problemas mais extraordinários.
Alguns técnicos com quem trabalhei foram excelentes na aplicação de procedimentos predeterminados para algumas situações previamente experimentadas, porém ficaram completamente perdidos quando confrontados com uma nova situação totalmente diferente das anteriores.
Estar apto a adaptar seus conhecimentos para novas situações é um item extremamente importante; em muitos ambientes, é impossível treinar-se os técnicos em cada cenário possível. A verdadeira natureza do resolvedor de problemas é a capacidade de transferir e buscar novos conhecimentos.
12 - Ter um interesse genuíno por Tecnologia. Eu sempre fico hesitante em incluir isto como um atributo essencial para um técnico de suporte, como já ocorreu comigo em uma entrevista onde me foi dito que a empresa queria alguém que “vivesse, respirasse, dormisse e conversasse' sobre tecnologia.
Em minha experiência, esse tipo de pessoa não consegue fazer um bom trabalho devido a falta de habilidades interpessoais, como boa comunicação com outras pessoas por exemplo, e portando sendo uma ilha.
Mesmo dizento isto, eu ainda continuo mantendo a opinião de que se um técnico não tem interesse genuíno em tecnologia (digo genuíno, ao contrário de “lembrado” pela empresa), é uma batalha inglória manter esse mesmo técnico atualizado com os últimos desenvolvimento ou para criar alguma forma de entusiasmo ou excitamento pelo trabalho. Infelizmente é uma perda de tempo mante-lo ou pagar algum treinamento para ele.
Ter alguém engajado e curioso sobre novas tecnologias, principalmente durante algum processo de instalação e entrega de alguma nova tecnologia nos clientes, tornará esse mesmo técnico a única ferramenta para influenciar as atitudes dos usuários frente às mudanças em seu ambiente.
Novas instalações podem causar stress considerável para os usuários que no momento necessitam aprender um novo produto para execução de suas tarefas. Ter um técnico aficcionado por tecnologia e engajado no novo produto, certamente encorajará e dará um melhor suporte a esses mesmos usuários.
Jose Claudio Claudelino Diretor de Tecnologia Parte 1 Parte 2 Parte 3 Como a Smart Union Trabalha?
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