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12/9/2006
O que é um Plano de Recuperação de Desastres?

Plano de Recuperação de Desastres é um nome que apesar de confuso, representa umas das mais importantes premissas nas operações do Departamento de Informática (TI).

Não se trata de recuperar-se de um desastre. De fato, é justamente o contrário. Trata-se de prevenir-se dos desastres que podem prejudicar as informações de seu negócio.

Sua empresa deve continuamente planejar e gerenciar o processo de recuperação, como qualquer atividade importante cotidiana.

Isto envolve tecnologia atualizada e melhor treinamento para os membros da Informática (Interna ou Terceirizada) para o implemento de diversas fases de um plano de recuperação (Contingenciamento).

Seus negócios devem estar sempre em atividade, todo o tempo. Na arena de empresas de pequeno e médio porte, isto ainda é mais crucial, pois os recursos e orçamentos são escassos, e um desastre – seja humano ou tecnológico – pode facilmente causar danos à sua credibilidade e a seu bolso.

Veja abaixo o básico para um bom planejamento:

Ter o conhecimento do que será mantido pelo plano
A analise deverá cobrir os efeitos das perdas de dados e o corte da comunicação com os funcionários, fornecedores e clientes.
Por antecipação temos exemplos dos possíveis desastres, isto é, fogo, enchentes, invasões etc.., e você pode iniciar priorizando as causas mais prováveis, os riscos e os impactos associados.

Fazer um Plano de Recuperação de Desastres

Os elementos chaves incluem: estabelecimento de um grupo de planejamento; levantamento dos riscos e auditorias; checagem das prioridades para sua rede local e aplicações; preparação de um inventário atualizado e da documentação do plano.

Estimar a tolerancia às falhas e ter uma duplicação dos serviços essenciais.

A definição de tolerância de rede é  “a habilidade da Rede em recuperar-se de quaisquer falhas, sejam estas relacionada a um desastre,problema no link, algum componente físico ou serviços de rede” .

 

Contar também com um Serviço de Suporte de Terceiros

Ter um suporte de seus fornecedores de serviço, prontamente disponível, adiciona um peso considerável ao seu plano de recuperação de desastres, principalmente Internet, Voz e Dados.
 

E por tratarem vários clientes diferentes, é mais provavel que os fornecedores disponham de equipamentos sobressalentes.

 

Um Backup não é tão dificil de ser feito, porém ele é sempre esquecido.

Tipicamente, as informações do Sistema Operacional (Linux/Windows 2000 Server), são estáticas e não necessitam ser copiadas (backup) tão frequentemente quanto o seu Contas a Pagar/Receber, Cadastro de Clientes e arquivos de mensagens (Email).

 

Recursos:
Veja os seguintes recursos para que seja feito um bom plano de contingencia:

A)Questionário básico para início de um inventário dos recursos de tecnologia:
Recursos técnológicos disponiveis em sua empresa
Consultoria Especializada para Empresas - Melhore seu relacionamento com o usuário final

B)
Backup de Dados - Históricos:
História sobre empresa que "esqueceu" do backup, parte 1
História sobre empresa que "esqueceu" do backup, parte 2 
Como fazer backup com reciclagem de Fita e outras dicas

C)Perguntas/Respostas sobre backup do Sistema Operacional:
           Linux - Como fazer um backup do Sistema para outro disco rígido?
           Windows - Como fazer o backup do System State, Registry e outros arquivos importantes?
D)Monitoramento de meus Servidores, o que é e como pode ser feito à baixo custo?
           Monitoramento de Servidores e Equipamentos via Internet


Jose Claudio Claudelino
Diretor de Tecnologia
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