Soluções Tecnológicas para Diminuir os Efeitos da Crise Financeira nas Empresas

Smart Union 11-5096-2002 ou info@smartunion.com.br

Crise financeira. Minimizar crise usando recursos tecnológicos baratos. Integrar filiais, virtualização. Usar o Linux, Voip. Smart Union Consultoria - telefone 11 5096-2002 - info@smartunion.com.br - diminuir demissões de técnicos de informática - treinar equipe em soluções disponiveis na Internet - usar a inteligencia para diminuir custos na área de tecnologia e Informática

 

A crise financeira atinge a todas as empresas, seja no Brasil ou no mundo e temos meios de diminuir alguns custos de TI com soluções simples e objetivas.


As grandes empresas, principalmente as multinacionais, são respaldadas em enormes lastros financeiros de suas matrizes e ainda conseguem manter seus negócios em funcionamento, com seu capital próprio, apesar de também sofrerem com os reveses ocorridos em 2007 e 2008.

As médias e pequenas empresas, que sempre precisam de capital de giro para a manutenção de seu fluxo de caixa, perceberam que o custo do capital aumentou e ainda aumentará sensivelmente, tornando inviável algumas operações de crédito para seus próprios clientes (que são outras pequenas/médias empresas ou pessoas físicas), caso não consigam diminuir seus custos internos.

 

Apesar da área de TI utilizar menos de 1,5% do faturamento em empresas grandes (salvo Bancos e Instituições de Pesquisa), nas pequenas/médias empresas esse custo sobe para em média 3,5% do faturamento.

Outro fator que auxilia à diminuição dos custos é o alinhamento da área de TI às áreas de negócio, porém isto é uma atividade inerente aos gestores e não está coberto nessas nossas sugestões. Veja sobre isto na nossa página:Assessoria Especializada em Tecnologia

Abaixo descrevemos algumas soluções tecnológicas que podem minimizar os custos das empresas, baseadas no uso de tecnologias que já se encontram disponíveis a um bom tempo. A curva de aprendizagem para algumas dessas soluções pode adicionar novos custos à sua implementação, e caberá ao gestor de TI ou Administrativo/Financeiro julgar o uso dos recursos humanos internos ou externos, caso estes optem em seguir com uma dada direção.

A)Diminuição do custo de links de comunicação da Internet

Recursos de balanceamento de Links

Usar recursos de balanceamento através de roteadores que permitem a utilização de 2 ou mais links externos baratos (Speedy, Ajato, Virtua) ao invés da contratação de links caríssimos (DIVEO, EMBRATEL). Em alguns casos, a troca de um link caro por 2 ou 3 baratos cria uma economia de 60% por ano. Leia mais em nossos produtos/serviços: Roteador 3 WAN ou melhor Aumentar a velocidade do Speedy

Melhorar o uso do link de comunicação para a Internet.

Diminuição do uso do link, implementando política de bloqueio de acesso à sites indesejáveis. Assim o link fica livre para finalidades mais nobres, como emissão de nota fiscal, troca de emails com seus clientes. Veja em Bloqueio de Sites e MSN.

Implantação de servidor de correio interno – Isto evitará que um link seja utilizado para envio de emails de um setor para outro dentro do prédio da empresa. Um email interno é enviado ou recebido, independentemente do link de Internet estar ativo ou não. Veja sobre Correio Eletronico.

Utilizar QOS para garantir a banda necessária para seus negócios – Um link deve ter a capacidade de garantir que uma dada aplicação tenha seu nível de comunicação garantida evitando que esta seja impactada por alta utilização de acesso à sites ou recebimento/envio de emails. Veja sobre Firewall Linux .

B)Diminuição do custo de Telefonia:

VOIP - Com os recursos atuais, é possível implementar uma solução “In House” de VOIP seja para utilizar um provedor externo ou criar seu próprio provedor através de softwares open source, como LINUX/ASTERIX. O custo de ligação entre filiais cai para zero (obviamente há ainda o custo do link de Internet). Veja mais em Apoio técnico em Telefonia

Instant Messaging – É possível liberar os ramais internos e também diminuir as ligações telefônicas entre filiais, implementando um Servidor de Instant Messaging interno, onde todos os funcionários internos e externos podem se comunicar entre si, sem gerar custos de ligação e também permitindo que os ramais internos possam ser utilizados para outras atividades. É possível em algumas implementações, saber se o funcionário se encontra ou não no escritório. Veja em Instant Messaging Interno.

Bilhetagem das ligações – Com utilização de softwares com custo baixo, é possível integrar seu PABX a um controlador de ligações feitas/recebidas. Em algumas empresas o custo de utilização de telefones caiu 30% só com o aviso de que há algum tipo de controle. Ou através de equipamento especiais, integrar um ou mais celulares ao PABX e com isso fazer ligação celular para celular de qualquer ramal pré-existente. Veja mais em Apoio técnico em Telefonia


C)Diminuição do custo de Licenças

Uso de soluções OPEN SOURCE – É possível com algumas implementações LINUX criar Servidores de Dados, com custo zero de licença. Esses servidores simulam um ambiente Windows em quase toda a sua totalidade (salvo se necessitar utilizar um banco de dados como o SQL Server). Veja sobre Soluções Open Source

Uso de Servidores de Terminais baseados em Windows XP- Com o XP Unlimited (que é custo fixo) é possível que um sem-número de estações compartilhem um único computador com Windows XP/Office. Veja sobre Servidores de Terminais

Uso de Suite Office OpenSource ou Google Apps - Com o advento do OpenOffice instalado em seu PC, totalmente grátis, é possível a abertura e criação de planilhas, documentos e apresentações sem deixar a desejar ao Microsoft Office (com exceção do MS Access e algumas formatações/macros dentro do Excel). Também existe o GOOGLE Apps, que ao custo de US$50 ano por usuário (para uso corporativo) ou US$0 para uso pessoal, é possível usar uma suíte de aplicativos, ter até 25Gb de mail (algo como seunome@suaempresa.com.br com auxilio da Google de segunda a segunda, 24 horas do dia), ferramentas antispam/antivirus e principalmente instalando pouca coisa em sua máquina (evitando gastos com hardware, backup etc..).


D)Diminuição de custo de Hardware:

Virtualização – Normalmente um Servidor típico consome 20 a 25% de recursos, portanto é possível em alguns casos um Hardware simular 4 ou mais computadores.
Com a utilização de softwares especializados, é possível atualmente fazer um computador atuar como vários servidores e com uma performance tão boa quanto se esses computadores existissem efetivamente em separado. Veja uma explicação sobre Virtualização de Servidores.

Thin Client em conjunto com Servidores de Terminais – ao custo inicial de uns R$520,00, é possível ter uma estação XP/Office com o mesmo resultado de uma estação de trabalho típica de R$1.500. E a boa notícia é que esses equipamentos não tem Hard Disk, ventoinhas – o que diminui sensivelmente a incidência de problemas de hardware ou viroses.O Thin client permite padronização e centralização, diminuindo o custo de manutenção tanto em hardware (previsto para durar 7 anos) ou software (não tem HD, fonte de alimentação, coolers). Veja sobre Thin Client e Servidor de Terminal.

Tornar estações antigas (486, Pentium 166, Pentium II, AMD 400mhz) em Thin Client– ao custo inicial de uns R$200,00, é possível transformar um equipamento antigo em uma estação XP/Office utilizando flash-cards com sistemas operacionais autonomos. Um upgrade hoje em dia para poder utilizar um Windows XP ou Windows Vista, torna-se às vezes impraticavel, pois praticamente é necessário trocar tudo de dentro do PC. Investindo num Servidor de Terminais e transformando os 386/486 em Thin Client, certamente haverá uma boa relação custo benefício. Veja sobre Thin Client

E)Outras diminuições de custo:

Terceirização de mão de obra – com o custo operacional sempre idêntico e com as atividades técnicas bem documentadas e previsíveis, é possível adquirir algumas horas técnicas a um custo inferior à manutenção de um funcionário interno. Em média um funcionário de TI tem 30% de atividades reais técnicas e 70% de tempo discricionário (utilizado para pesquisas, descanso mental). Havendo uma boa organização administrativa, é possível tornar os tais 30% de atividades técnicas em blocos de horas semanais, para a execução dessas atividades e somente pagar por essas horas. Principalmente em atividades não ligadas aos negócios da empresa (atendimento Windows, Office, conserto de PCs) Veja Terceirização de Técnicos, Atendimento Técnico, Contrato de Manutenção Mensal

Integração de filiais – com a utilização de Servidores de Terminais na Matriz, e bons links de comunicação ligando-a às suas filiais, é possível centralizar todo o processamento num único ponto. Isto evita custo com mão de obra técnica especializada nas filiais e permite ao gestor ter certeza de que todos os dados e processos da empresa estão devidamente protegidos. Também a utilização de servidores de terminais permite que seu funcionário trabalhe em casa, economizando em transporte até sua empresa e com isso evitando o trânsito. Veja sobre Integração de Filiais.

Energia Elétrica - Padronizar as fontes de alimentação dos PCs convencionais, para aceitar o padrão "Gerenciamento Avançado de Energia" (APM) e configurarem os respectivos softwares (Sistema Operacional/BIOS) para trabalharem em conjunto com o hardware. Também é possível economizar R$3.700/ano para um grupo de 10 PCs sendo substituídos por Thin Client. Veja Gráfico na página:Comparativo de gasto de energia para Thin Client e PC convencional.

Locação de Impressora – A locação de impressora permite um melhor controle de custos (por exemplo 5.000 folhas mensais impressas custam R$250 – com toner e manutenção embutidos) e em alguns casos é possível saber quantas folhas foram impressas por usuário.

Pesquise mais sobre o trabalho da SMART UNION, para obter maiores informações sobre em quê poderemos ajudar sua empresa, pois é a hora da área de TI repensar suas funções em relação às pressões dos negócios. Caso você queira fazer um resumo ou nos contactar, use o formulário abaixo. Manteremos todo o sigilo e discrição necessários.

LEVANTAMENTO INICIAL COM A SMART UNION

Nome*
E-mail*

Secundário

Contato
site
Endereço Completo Bairro/Cidade/UF
Logradouro CEP
Bairro Cidade UF
Contatos(DDD)
Fone 1 Fone 2 Outros
Observações Gerais (Explique um pouco sobre sua Empresa)
Observações Gerais (Explique um pouco sobre os serviços prestados por sua área de TI)
Observações Gerais (Explique um pouco sobre os principais problemas atuais)
Como Encontrou a Smart Union?
  - Em nenhuma hipótese divulgaremos os dados contidos nesse formulário..
* Informações Obrigatórias
 
Como a SMART UNION pode auxiliá-lo?
- Todas as informações serão mantidas em Sigilo.

[Mapa do Site] [Produtos&Serviços Smart Union] [Artigos Especializados] [Terceirização]

[Plano de Informática Grátis] [Serviços Linux] [Serviços Windows] [Atendimento Técnico]

[Our Services (English Menu)] [Nuestro Servícios(Menu Español)] [ Download Gratis Artigo Técnico ]

IP Atual: 54.205.150.215 Data: 2/12/2016 (20:15:23)
©1998-2011 Smart Union - Todos os Direitos Reservados