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Data: 29/8/2014 (11:16:46)

FAQ Resolução de problemas comuns nos PCs

Nesse FAQ de simples utilização, buscamos mostrar algumas razões para a ocorrência de problemas e como estes podem ser resolvidos rapidamente.

Veja também "Produtos e Serviços de Suporte a Computadores":

Indíce do FAQ Problemas Comuns

_________________________________________________________________

Quais as medidas emergenciais nos casos de problemas com o Computador?

Você está com muitas janelas abertas, tenta salvar tudo mas não consegue. O computador travou. Com medo de perder tudo, você começa a ficar preocupado.

Siga as sete medidas de emergência para os problemas mais comuns do seu computador e tente resolvê-los. E o mais importante, a regra necessária para que qualquer uma dessas providências funcione, é manter a calma.

Medida 1: Verificar se seu computador travou mesmo.

Aperte a tecla Num Lock. Se a sua tecla tiver um led verde, ele deve acender e apagar quando você aperta seguidamente.

Se luz acende e apaga, seu computador apenas "parou para pensar", dê um tempo e espere ele voltar.

Se isso não acontecer ou se o led do Num Lock não acender e apagar, é porque seu computador realmente travou.

Medida 2:O computador congelou e está travado

O que fazer: Uma das razões para o computador estar travado pode ser o excesso de programas abertos.

Se o computador travou antes de dar tempo de você guardar todas as informações dos seus trabalhos, talvez você venha a perder algo.

Tente fechar primeiro a janela dos programas que recuperam o trabalho quando você o abre novamente, como o Word (alguns programas tem um "auto-save" a cada x minutos e o arquivo é restaurado na abertura seguinte).

Para fechar o programa, aperte ao mesmo tempo as teclas CTRL + ALT + DEL, selecione o programa que deseja fechar e clique em "Finalizar Tarefa" ou "End Task". Feche um programa por vez.

Se mesmo com todos os programas fechados, o computador continuar congelado, o jeito vai ser mesmo reiniciar o PC.

Lembre-se, no entanto, que quando a máquina estiver funcionando novamente você deverá abrir os programas a partir do Iniciar > Programas > Nome do programa, e não pelo Explorer > Nome do arquivo.

Do primeiro modo a possibilidade é maior do programa "lembrar" as informações que não deu tempo de você salvar (com a opção "Auto-Save" ativada, o Word abrirá o(s) último(s) arquivos "auto-salvos").

Medida 3: O computador não está congelado mas não permite que informações sejam salvas

O que fazer: Caso o seu computador não responda quando você tente salvar algo no Disco Rígido(HD) ou em um disquete, alguns problemas abaixo podem estar acontecendo.

Gravando em Disquete:

O disquete pode não estar formatado, a solução seria formatá-lo.

O disquete pode estar protegido contra gravação, para retirá-la deslize a lingueta na parte traseira de modo a cobrir o orifício. A alternativa é mudar de disquete, o que também seria uma solução se o disquete estiver danificado.

A Unidade de Disquete pode estar danificada e eventualmente ela está danificando os disquetes (cuidado ao colocar um disquete em unidade com problemas, pois os demais dados podem ser apagados).

Gravando no Disco Rígido:

Seu disco rígido pode estar com espaço insuficiente. Libere espaço, apagando arquivos obsoletos ou temporário. Utilize o Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza do Disco.

Alguma área danificada de seu disco rígido não está permitindo uma gravação. Tente gravar o arquivo em outro disco rígido, em outra máquina na rede ou em um disquete com espaço livre. Caso tenha que gravar no próprio disco rígido, grave o arquivo com um outro nome. Após ter salvo seu arquivo, rode o sofware SCANDISK (Win95,Win98,WinMe), que identificará e tentará corrigir as áreas problemáticas.

Depois de tudo isso, se o seu computador ainda se recusar a gravar algo, é provável que a unidade esteja danificada. Procure imediatamente auxílio técnico antes de tentar usar o equipamento, pois há algum problema realmente grave acontecendo e você pode ter perda total dos arquivos.

Medida 4: A tela do monitor fica vazia, Preta ou com a imagem ocupando metade da tela.

Caso seu monitor seja de tela plana, pode ser que o computador não esteja suportando esse formato.

A solução é procurar no distribuidor ou revendedor autorizado suporte de CPU para a Interface Digital de Vídeo (DVI) necessária.

Se a imagem ocupar apenas metade da tela, pode ser que a resolução configurada esteja incorreta.

Nesse caso vá em Iniciar > configurações > painel de controle > vídeo e mude a configuração da resolução, para uma mais adequada.

Se estiver com a Tela Preta:
Verifique se o monitor está realmente conectado (verifique o Led do monitor, que deverá estar totalmente verde sem piscar). Caso o LED esteja piscante ou na cor laranja, verifique as conexões dos cabos.

Pode ser também que o seu protetor de tela tenha entrado em ação, no caso, pressione qualquer tecla ou movimente o mouse para o monitor aparecer normalmente.

O computador pode estar também no modo economico, em estado de dormência para economizar energia. Pressione o botão de ativação e a tela voltará ao normal.

Se possível, conecte um monitor que já esteja funcionando em outra máquina. Caso negativo, cheque visualmente se a placa de vídeo está solta (se mexer na placa com o micro ligado, você pode queima-la). Caso afirmativo, talvez o monitor esteja com um problema interno.

Caso haja um problema com sua placa de vídeo ou com o monitor, não tente conserta-los, pois no caso de monitores de vídeo, internamente existem correntes elétricas de altissíma voltagem( e que são mantidas mesmo com o Monitor totalmente desligado!). Procure imediatamente auxílio técnico especializado.

Medida 5: A luz do HD fica acesa sem piscar

Quando isso acontece, geralmente indica que as informações armazenadas no HD podem estar com algum tipo de defeito, ou seja, estão mal armazenadas.

A solução melhor é desfragmentar o disco rígido do seu computador para verificar o problema.

Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.

Enquanto o computador está desfragmentando o disco, você pode estar fazendo outros trabalhos no micro mas se o HD está com suspeita de problemas, o melhor é dar um tempo enquanto seu computador faz a desfragmentação do disco.

Medida 6: O computador não responde aos comandos de Teclado ou do Mouse

O problema pode estar na conexão do teclado ou do mouse.

Teclado ou Mouse Wireless (sem fio):
Algum aparelho próximo está interferindo no dispositivo responsável pela comunicação entre o computador e seu mouse ou teclado.

Mude o dispositivo de local, ou retire o aparelho que esteja interferindo (como celulares, monitores, Telefone sem-fio).
Seu teclado ou mouse estão sem energia. Troque as pilhas.
Seu dispositivo de conexão do PC com o Teclado ou Mouse precisa ser reconfigurado (em alguns você tem um pequeno botão que restabelece a comunicação).
O software que controla o dispositivo talvez esteja com problema, reinicie a máquina e eventualmente reinstale o software.

Teclado ou Mouse com Fio:
Desligue seu computador e verifique os cabos que ligam o teclado ao seu PC.
Limpe o Teclado ou Mouse e verifique se há alguma tecla presa ou se há algum suporte quebrado no mouse.
Verifique se o mouse é USB e se este esta devidamente configurado no Painel de Controle
Teste seu PC com outro teclado e mouse.

Reinicie o computador e veja se a situação mudou. Se mesmo mexendo nos cabos, ou trocando o Teclado ou Mouse, você não obteve resultado melhor, pense em chamar uma assistência técnica.


Medida 7: O computador diz que está sem memória.

Quando o micro começa a dar mensagens de que está sem memória, é provável que a memória não esteja configurada corretamente ou não há memória suficiente para abrir o arquivo ou executar o programa.

Para acabar com o problema, feche os programas que não estejam sendo usados e vá tentando guardar as informações mais importantes dos programas que restam. Para acabar com o problema para sempre, talvez seja necessário instalar memória adicional.

Muitos PCs já vem com instruções no manual para instalar memória, mas se você tem receio em mexer nas entranhas do seu computador, melhor esquecer a idéia de fazer isso sozinho e chamar uma assistência técnica.

Quando eu tento ligar meu computador, nada acontece - o que eu faço agora?

Espere um momento. Tente ligar novamente o botão, pressionando-o firmemente.
Verifique a voltagem do local. E verifique qual é a voltagem que está configurada na parte traseira da máquina (110 Volts/ 220 Volts). Tome muito cuidado, pois há a possibilidade de queima de componentes, caso a escolha seja errada.
Cheque o cabo de força atrás do PC ou a conexão na parede ou no filtro de linha. Certifique-se que o cabo esteja firmemente preso. Tente liga-lo novamente pelo botão.
Cheque outros dispositivos que estejam plugados no filtro de linha/Nobreak ou na parede para checar se eles estão energizados. Caso afirmativo, teste o cabo de força em outro PC que você saiba que esteja funcionando. Tente liga-lo novamente pelo botão.

Quando eu ligo meu PC, eu o ouço fazendo alguns barulhos, porém nenhuma imagem aparece?

Certifique-se que o monitor esteja ligado e que o cabo entre o PC e o monitor estejam firmemente preso. Se existir uma fonte de energia diferente, cheque se o cabo esteja conectada a uma fonte com energia.
Cheque para ver se o led do monitor(pequeno emissor de luz na parte inferior direita) está verde ou laranja. Em caso afirmativo veja se o LED está piscando ou aceso direto. O certo é o LED estar aceso e na cor verde.

O que eu faço se o meu computador congela, e o mouse não responde?

Em muitas aplicações atuais, a tecla Escape (ou Esc) é uma tecla de uso geral que é utilizada para cancelar ou retornar um passo antes da operação atual.

Se a tecla Escape não resolve seu problema, você pode tentar a tecla BREAK. Na maioria dos teclados, as teclas Scroll Lock ou Pause podem ser usadas como BREAK. (Você deverá ver a palavra Break no topo da tecla. Se você não achar o Break, use a tecla Scroll Lock para esse propósito.) Em sí, a tecla BREAK nada faz, porém prendendo a tecla Ctrl e pressionando o BREAK fará interromper alguns programas ou comandos. Essa combinação é conhecida como "Control Break"( Ctrl+Break)

Se nenhuma das técnicas anteriores funcionar, você poderá reiniciar (reboot) seu PC, pressionando as teclas "Ctrl" + "Alt" e então dando um pequeno toque na tecla "DEL". Reinicializar a máquina apagará a memória e recarregará o Sistema Operacional(Você poderá perder alguns dados que estejam na memória, como dados de planilha ou a digitação do Word).

Em programas comerciais, você poderá danificar os dados. Então somente use essa combinação de teclas quando você não puder pensar em nenhuma outra solução. Apesar de drástica, reinicializar continua sendo um pouco mais seguro do que as próximas duas opções.
Muitos PCs tem um botão de Reset que permite você reinicializar seu computador sem precisar mexer no cabo de força ou desligar no botão Liga/Desliga. A eletricidade não é interrompida. Alguns, não todos, botões RESET vêm assinalados como RESET. Se você não o achar, cheque a documentação de seu computador.
A última alternativa é tirar o cabo de força e esperar alguns segundos e liga-lo novamente.

O que eu faço quando não tenho mais o mouse para trabalhar?

Eu vejo o cursor, mas o mouse não se move.

Talvez o cabo de seu mouse tenha se desconectado ou algo no software tenha travado o mouse. A melhor coisa a fazer é fechar todos os programas que você esteja trabalhando, usando o teclado (veja FAQ sobre as Medidas Emergenciais). Mantendo a tecla "ALT" pressionada e pressionando a tecla "F4" , você irá fechar o programa atualmente em uso.

Então mantenha a tecla "CTRL" pressionada e tecle "ESC" para aparecer o "Menu Iniciar". Com a seta para baixo, escolha a opção "Desligar".

Eu ouço vários ruídos quando ligo o computador, com cliques e rangidos. Meu PC irá quebrar?

Discos rígidos fazem um certo barulho quando os programas tentar ler ou gravar informações nele (lembre-se que normalmente ele gira na velocidade 7.200 rotações por minuto).

Ou as ventoinhas de seu equipamento podem estar roçando em algum cabo. Cheque isto antes.

Em ambos os casos, o barulho tem que ser perto do inaudível.

Um barulho muito alto pode significar:

Erro no Disco Rigido, pondo suas informações em perigo ou problemas no cooler ou ventoinha que podem ocasionar problemas de super-aquecimento que podem ocasionar a queima de seu Processador (CPU).

Quais são os passos básicos quando encontro problemas na Impressora?

Assegure-se que a impressora esteja ligada.
Cheque se os cartuchos de toner ou tinta estão cheios e NÃO-LACRADOS.
Cheque se os cabos da impressora estão firmementes ligados ao PC.
Vá em Iniciar > Configurações > Impressoras e veja se o icone da impressora está preto ou cinza. Se estiver cinza, você não está conectado nela. Leia abaixo.
Há papel na Impressora?
Há algo quebrado na parte interna? (As vezes no transporte, algo quebra e fica dentro das engrenagens)
Instale novos cartuchos de toner ou tinta, se houver algum à disposição.
Se você está tentando imprimir numa impressora de Rede, assegure-se de que você esteja conectado na Rede Local.

E assegure-se que a máquina que está conectada na impressora TAMBÉM esteja ligada e siga as primeiras instruções passadas.
Assegure-se de que não haja papel embolado na impressora.
Se tudo falhar, contacte uma Assistencia Técnica.

O que é a "BIOS" do computador ?

Este termo significa "Basic Input and Output Services", ou seja "Serviços Básicos de Entrada e Saída".
É um pequeno programa que fica armazenado em um dispositivo especial(CMOS ou Flash Card) que informa ao computador quais os equipamentos periféricos conectados(Memória, Disco Rigido, Placas de Video/Rede) e como estes estão configurados (essas informações são mantidas por uma bateria de 3Volts, mantidas dentro do computador e com tempo de vida estimada em 3 anos).
Um computador ao ser ligado, a BIOS automaticamente toma controle deste, sendo que o primeiro comando a ser executado é o P.O.S.T. (Power On Self Test), ou seja "Auto Teste ao LIGAR". A execução do P.O.S.T é caracterizado por emissão de sons de BIPs.
Após o Teste, com todos os componentes corretamente instalados e configurados, a BIOS conecta todos os componentes e o computador então "carrega" o Sistema Operacional na Memória (Windows, Linux etc..). A partir daí, o computador passa a ficar sob controle total do Sistema Operacional.
O nome da BIOS é obtido ao se ligar a máquina. Verifique o nome correto na primeira linha da Tela.
Em caso de algum erro, o P.O.S.T. emite vários BIPs (beep) ou códigos, e conhece-los, poderá ajudá-lo a descobrir alguns danos internos mais comuns.

O que é o código de bips da BIOS ?(veja "O que é BIOS?")

Após o POST não detectar quaisquer problemas, o sistema emitirá um bip curto que o informará que o teste está completo e o computador carregará o Sistema Operacional (Windows/Linux) normalmente.
Se durante os testes o POST detectar algum problema, ele normalmente mostrará o erro na tela. Entretanto, se o problema é detectado antes da BIOS inicializar uma placa de vídeo, ou a placa de vídeo não estiver presente (solta por exemplo), a BIOS irá emitir vários sons para indicar a existencia de um problema.

Na lista abaixo temos alguns padrões para as versões de BIOS mais comuns. É muito importante que você preste atenção ao número e/ou padrões de bips que seu computador emite durante sua inicialização, para sua equipe técnica poder auxiliá-lo melhor.

Lista dos códigos de bips para as BIOS AMI e Award .

AMI (American Megatrends International).
A BIOS AMI usa os bips numa mesma frequencia de tom. Um erro é mostrado através de um quantidade de bips. Por exemplo, 4 Bips indicam um problema no relógio Interno.

==============================================
|Código |CAUSAS POSSÍVEIS
|1 Bip |Memória com Problema
|2 Bips |Memória com Problema
|3 Bips |Memória com Problema
|4 Bips |Placa-Mãe com Problema
|5 Bips |Processador com problema
|6 Bips |CPU ou Placa-Mãe com Problema
|7 Bips |Processador com problema
|8 Bips |Placa de video ou memoria com Problema
|9 Bips |BIOS com problema
|10 Bips|Placa-Mãe com Problema
|11 Bips|CPU ou Placa-Mãe com Problema
==============================================

Award
A BIOS Award usa bips de durações varíaveis. Um bip longo vai tipicamente durar 2 segundos, enquanto um bip curto dura 1 segundo. Também usa diferentes frequencias para indicar erros críticos ou graves. Se a BIOS Award detectar que a CPU está esquentando acima do limite, ele irá bipar repetidamente enquanto o computador estiver ligado.

==============================================
|CÓDIGO DO BIP |CAUSAS POSSÍVEIS
|1 Longo, 2 Curtos |P. Vídeo c/ Problema
|Bips Repetidos(sem fim) |Mem. C/ Prob. ou mal contato.
|1 Longo, 3 Curtos |Video ou mem. com Problema
|Bips de Alta Frequencia |Falha na ventoinha da CPU
|Bips repetidos, Altos e Baixos |CPU com Problema

==============================================

O que é a manutenção preventiva de Hardware (Checagem da fonte, ventoinha, cooler do processador, limpeza mouse/teclado)?

É basicamente a limpeza geral das máquinas e checagem dos componentes.

É provado que a limpeza das peças e componentes quadruplica o tempo de vida das máquinas. Não é um custo é investimento!

Esses passos servirão de check-list de seu controle da qualidade do trabalho de um técnico de hardware.

Que prejuízos podem ser causados por falta de limpeza do Hardware?

Queima de processador -

O processador vem com um pequeno “cooler” que o mantém na temperatura de 50oC. Quando há um acumulo de poeira no “cooler”, ele simplesmente pára de refrigerar o processador, queimando-o. Um processador típico custa em torno de R$350,00, sem o custo de instalação.

Queima da placa mãe –

A fonte do computador provê as voltagens necessárias para cada componente interno. A fonte vem com uma ventoinha que refrigera o computador como um todo.

Com a poeira diária, essa ventoinha perde potencia e as vezes pára e com isso os componentes internos da fonte se deterioram, não mais provendo a tensão mínima necessária e gerando um calor no interior da máquina.

Em outros casos essa tensão até aumenta, o que faz com que componentes internos sensíveis sejam queimados.

Perda do mouse e do teclado –

Apesar de baratos, os mouses e teclados com poeira e resíduos podem causar aborrecimentos nos usuários que fazem uso do computador.

Perda de Dados (Erro de Leitura/Gravação em CD-ROM/HD)

Unidade de CD-ROM ou unidade de floppy-disc com poeira, podem inutilizar CD-ROM e ou disquetes que eventualmente sejam colocados em seu interior.

A Unidade de disco rígido (HD) tem um pequeno motor que faz o disco interno rodar na velocidade de 5.400 Rotações Por Minuto (RPM) e nos equipamentos mais modernos temos velocidades de 7.200 e 10.000 RPM.

O motor do HD é alimentado pela fonte na voltagem continua de 12Volts (com margem máxima de 5% para cima ou para baixo).

Havendo algum problema com a Fonte de alimentação, esta poderá gerar voltagem anormal acima ou abaixo do limite dos 12 Volts e pode ocasionar danos nos dados a serem gravados e/ou lidos, pois os comandos de gravação/leitura não serão obedecidos por falta de sincronia entre o cabeçote de leitura/gravação e a superfície do disco em velocidade anomala.

Quais são os Procedimentos Básicos para a Limpeza e Checagem do Hardware?

Antes de iniciar o procedimento de limpeza ou checagem do hardware é necessário ter a certeza que os dados foram copiados para uma área segura e sugerimos fortemente que este backup seja guardado fora do equipamento (Em cd, fita ou na Rede). Explicamos abaixo:

A abertura de uma máquina expõe seus componentes a eventuais acidentes, tais quais:

  • Queda de líquidos no interior, causando curto circuito (saliva, suor)
  • Queda de objetos no interior, causando curto(parafuso , chave, moeda)
  • Eletrostática - principalmente em ambientes acarpetados, a eletricidade gerada pelo atrito da sola do sapato pode queimar uma memória ou a placa mãe, ao tocarmos algum componente.

Como evitamos esses acidentes:

  • Tirando todos os objetos do bolso da camisa
  • Trabalhando ao lado da máquina e não sobre a máquina
  • Usando pulseira anti estatica
  • Usando ferramentas imantadas
  • Desligando completamente a máquina. Inclusive tirando o cabo de energia da tomada.

Procedimentos de Limpeza do Hardware
A limpeza é feita externamente (sem abrir a máquina) e/ou internamente:

Limpeza Externa

Floppy disc (unidade de disquete)

Use um disquete de limpeza contendo uma superficie de flanela que é embebida com um líquido detergente especial.

Coloca-se o disquete na unidade e roda-se um pequeno programa que força o cabeçote de leitura/gravação a tocar a flanela e com isso limpá-lo.

Observação: Somente deve-se usar uma vez a cada bimestre, pois esse processo é abrasivo.Leia os manuais explicativos.

Unidade de CD (DVD-ROM,CD-RW)

Use um Cd-ROM com superficie em microfibra que ao tocarem a superficie das lentes da Unidade, fazem a limpeza. Somente deve-se usar uma vez a cada bimestre, pois esse processo é abrasivo. Leia os manuais explicativos.

Teclado (Keyboard)

Primeiro vire o teclado de cabeça para baixo, fazendo pequenos movimentos para cima e para baixo, visando deslocar os resíduos para fora do teclado.

Após, caso haja alguns resíduos de açucar ou café, limpe com um cotonete apropriado embebido em alcool isopropilico . Evite usar aspiradores muito potentes, alcool comum ou agua.

Mouse simples (abertura por movimento horário sem uso de parafuso)

Ponha o mouse de cabeça para baixo, perto da bolinha há uma pequena peça de plastico que ao movermos da esquerda para direita, a porta se solta.

Retire a bolinha, limpe-a com um pano de algodão embebido em alcool. Deixe-a secando.

Com um pequeno cotonete seco, ou uma pequena ponta de plastico (uma tampa de caneta), limpe a sujeira que esteja visivel nos contato cilindricos. Ponha-o de cabeça para baixo até todos os residuos cairem no chão.

Ponha a bolinha no lugar e feche a portinha de plástico, com um movimento da direita para a esquerda.

Monitor/Scanner

Não use alcool em hipotese alguma. Limpe o vidro inicialmente com um pincel fino (o mesmo que é utilizado para passar maquiagem).

Depois passe um pano levemente úmidecido em agua e depois seque-o com outro pano seco. Na parte externa, use pasta apropriada de limpeza.

Esses procedimentos são abrasivos, portanto devem ser feitos com moderação.

No caso de monitores de vídeo, lembre-se que mesmo ele sendo desligado, ainda há energia suficiente para um choque elétrico de potencia altissima, portanto evite líquidos em seu interior.

Fita Dat ou DLT

Use uma Fita de Limpeza Especial apropriada para cada tipo de unidade. Basicamente é so colocar a fita que automaticamente a unidade já a reconhece como fita de manutenção e inicia a limpeza.

Somente use a fita de limpeza por 20 vezes e após isto jogue-a fora. Leia os manuais explicativos.

Impressora Jato de Tinta

As impressoras da HP e EPSON dispõem de software especial para alinhamento e limpeza de cartucho. Na parte externa, use pasta apropriada de limpeza.

Esses procedimentos são abrasivos, portanto devem ser feitos com moderação. Leia os manuais explicativos e/ou telas de ajuda antes de executar a tarefa.

Limpeza Interna e Checagem dos Componentes Internos do Hardware.

Esses procedimentos requerem cuidados especiais por parte da pessoa que os está executando. Sugerimos fortemente que essas tarefas sejam executadas por tecnicos experientes.

Em se tratando de monitores de vídeo, nossa recomendação é que não se faça nenhuma limpeza interna.

Nunca abra um gabinete de PC, sem antes verificar a garantia. Caso contrário o fornecedor se eximirá de trocar quaisquer peças defeituosas (RMA).

Verifique com o fornecedor sobre o prazo de garantia. Uma máquina nova sempre vem com lacre da revenda ou fabricante (pequena etiqueta adesiva que se auto-destrói ao ser removida).

Placa mãe

Usando-se um compressor em baixa potencia (apenas um pequeno sopro às vezes resolve) e um pequeno pincel de cerda, dá-se cabo dessa tarefa em 5 minutos.

Pode-se usar também um pequeno aspirador em conjunto com o pincel. Após, use um pouco de alcool isopropilico, em um pano limpo que não solte fiapos.

Placas em geral (Placas conectadas nos slots do computador)

Nesse item incluimos as placas PCI, AGP, ISA e as Memórias.

Primeiro siga o procedimento de limpeza da placa mãe, para evitar que algum residuo caia nos slots.

Após isto, retire cada placa, limpando-a levemente na área dos contatos metalicos, usando para isso uma pequena borracha de apagar lapis. Após a limpeza recoloque-a no lugar e então passe para a placa seguinte.

Cooler de processador (cooler da CPU) - é como um pequeno ventilador.

O cooler é fundamental para a refrigeração do processador, mantendo-o em um temperatura de 50 Graus.

Um cooler precisa girar na velocidade de 5.000 RPM (rotações por minuto) para garantir uma refrigeração ideal.

Existem software e BIOS que já identificam a velocidade do Cooler, porem é importante saber como conectoriza-lo na placa mae (leia o manual da placa em como conectar o cooler).

Com o tempo (entre 6 meses e um ano), a lubrificação fica comprometida, causando a diminuição da rotação e como consequencia o aumento da temperatura.

Como paliativo, retire o Cooler, pulverize WD-40 nos rolamentos e deixe-o secar. Após isto pulverize grafite em pó e faça um teste visual contra um cooler novo. O ideal é a cada 6 meses trocar o cooler.

Importantissimo:

Ao colocar o cooler velho ou novo no processador, lembre-se de retirar qualquer etiqueta ou adesivo que esteja colado nele.

Não esquecer de colocar a famosa pasta térmica na junção entre o cooler e o processador e principalmente fazer o FLUXO DE AR do cooler IR na direção do processador ou seja usá-lo como um ventilador e não como um exaustor.

Fonte de Alimentação (power suply)

A fonte é a responsavel em transformar a corrente alternada de 110Volts/220volts em continua de 12volts, 5volts e 3volts, dependendo do periférico acoplado ao cabo interno de alimentação.

As fontes contém componentes que também se deterioram no calor e no uso constante(o tempo médio para uma troca segura é de 1 ano, entretanto existem fontes em funcionamento fazem 3 anos).

Por norma, as voltagens podem variar no máximo até 5% para baixo ou para cima.

Com a deteriorização dos componentes, temos situações onde a corrente do Hard Disk que é 12 Volts fica em 10Volts, causando perda de potencia no motor e acarretando mal funcionando na leitura/gravação de dados. E isto é muito grave.

Em outros casos a voltagem aumenta (algum componente protetor pode ter perdido sua capacidade de isolamento) e acarreta a queima de componentes importantes ou situações onde o computador reinicializa (reboot) sem razão aparente.

Em todos os casos, é necessário fazer uma avaliação da Voltagem de forma bimensal, afim de definir a hora certa da troca por outra fonte nova.

A Fonte é testada com um aparelho chamado multimetro, que permite a medição das correntes para cada par de fio que sai da Fonte e alimenta os HDs, cooler, floppy, e a própria placa-mae.

Com o multímetro cheque também o aterramento do cabo de tres pinos que liga a fonte à tomada da parede.

Vários problemas em uma Rede Local ocorrem quando não há um fio-terra ou a devida polarização da corrente (Neutro/Fase/Terra).

A ventoinha da fonte tem que sempre estar limpa, pois ela é usada como um exaustor do ar quente interno do gabinete do computador.

A limpeza TEM que ser externa, pois a abertura da fonte tem que ser feita por técnico especializado.

Gabinete ou Box do PC

O Gabinete do computador, foi idealizado para forçar o fluxo do ar na direção dos componentes internos de um PC. Ele tem que sempre estar tampado, para evitar a fuga do ar ANTES de chegar aos componentes importantes.

Mantenha tampada a parte traseira e dianteira do gabinete. Isto é conseguido com tampas metálicas de slot (traseira) e tampas de plástico na dianteira. Tampe também ambas as LATERAIS.

Opte em instalar sempre duas ventoinhas adicionais. Na parte dianteira ela deverá puxar o ar exterior para DENTRO do gabinete. Na traseira ela deverá puxar o ar INTERIOR para FORA do gabinete.

Mantenha seu gabinete distando um palmo (20 cm) em relação as paredes ou a outros objetos de igual dimensão.

O que é a Manutenção Preventiva de Software (Checagem do Sistema Operacional Win 98/95/ME/XP/2000, VIRUS,SPAM, REGISTRO)?

É o processo de levantar os problemas internos de uma máquina, através da analise criteriosa dos softwares instalados e a execução de procedimentos de eliminação de eventuais danos no Sistema Operacional, sem que haja perda das informações armazenadas.

Aparentemente simples, a manutenção de software é uma etapa importantissima para a garantia do bom funcionamento da máquina.

Outro ponto importante é a perfeita integração que deverá existir entre o uso da máquina e a real necessidade da empresa. A máquina existe exclusivamente para o uso da empresa, e tudo aqui explicado se refere diretamente a isto.

A documentação é importante para que os técnicos saibam exatamente o que devem instalar ou desinstalar em cada máquina. É muito comum os funcionários instalarem softwares que não fazem parte do acervo licenciado da empresa.

É necessário ter uma lista dos softwares autorizados para cada pessoa da Empresa.

Todo o processo deverá garantir ao usuário uma máquina sem travamentos ou problemas.

E mais, evitar a perda de dados que é muito comum quando mãos inexperientes instalam, configuram ou desinstalam softwares.

Ao final, os dados deverão estar salvaguardos em local seguro. Isto inclui, seus contatos, suas mensagens de emails, seus favoritos e seus documentos Excel/Word /Powerpoint/Access.

No caso dos Servidores, o procedimento é mais complexo e recomendamos que a manutenção somente seja feita por técnicos experientes, pois uma falha pode acarretar prejuízos gigantesco para a Empresa.

Esses passos servirão de check-list de seu controle da qualidade do trabalho de um técnico de suporte a Windows/Linux.

Estações (Workstation Stand-alone ou em Rede Local)-

Analisar completamente o estado do software e hardware da Máquina:

Instalação de software de analise na Máquina para a verificação e para a criação de um inventário completo do parque de equipamentos da sua empresa.

Verificação da situação do estado do Hardware de cada equipamento, fazendo uma lista de pendências contendo as necessidades individuais de cada máquina, como memória e espaço em disco.

Analisar os dados e aplicativos guardados na Máquina:

Identificar todos os dados dos Sistemas, mapeando-os e ligando-os aos seus respectivos aplicativos.

Identificar todas as informações dos usuários como documentos Word, Excel, e Imagens gravadas;

Identificar todas as mensagens armazenadas como os dados do Outlook Express e/ou Microsoft Outlook ou Netscape.

Pesquise as terminações DOC,XLS,MDB,DBX,PST e os favoritos (seja da Identidade Principal ou nos Profiles).

Fazer backup completo de todos os dados da rede em local seguro e se possível com cópia dupla.

A partir dos dados mapeados, fazer o backup em CD-ROM ou outro Hard-Disk ou apenas transferi-los para o Servidor da Rede.

Analisar os Vírus e/ou Spywares/Hijackers que eventualmente estejam instalados nas maquinas e saber a extensão dos possíveis danos:

Vírus são programas de computador que causam danos aos demais aplicativos e dados dos usuários.

Os Spyware/Hijacker são programas que se encarregam de capturar e enviar os dados contidos nas máquinas para um receptor externo na Internet. Entre esses dados temos as senhas bancárias e senha para acesso a sites.

Existem vários antivirus grátis na Internet, entretanto nessa fase use algum que rode direto de algum site como o Housecall da TRENDMICRO, pois você não faz a mínima idéia de como a máquina se encontra.

Imprima a lista de viroses encontradas e pesquise no Google por "Ferramentas Remoção XXX" onde XXX é um dos nomes de sua lista de virus encontrados e dê preferencia para fabricantes conceituados como a SYMANTEC, TRENDMICRO, MCAFEE e PANDA.

Levantamento da conectividade da Rede

Checar configuração TCP/IP da máquina como endereço IP , Gateway, Mascara de sub-rede e DNS Primario, Secundario.E fazer vários testes (como o PING, TRACERT).

Desinstalar todos os softwares que sejam obsoletos ou desnecessários ao negócio da empresa. Principalmente os não licenciados.

Alguns software são obsoletos e sem uso. Eles tomam o espaço no disco e na memória do computador. Outros softwares são desnecessários como o “Precision Time”,"Gain" ou "Gator" por exemplo.

Use a opção do Painel de Controle e principalmente o MSCONFIG.

Instalar anti-virus na Máquina e eliminar viroses.

Algumas Máquinas podem estar sem a atualização de Antivirus. Outras Máquinas podem estar sem um anti-virus instalados.

Desinstalar o antigo antivírus que eventualmente não esteja corretamente instalado.

Instalar um novo antivirus

Rodar o anti-virus para todas as maquinas, identificando e eliminandos os eventuais vírus. Se possível a desconecte da rede local.

Em alguns casos você precisará DESATIVAR temporariamente a "restauração automatica do sistema" (em ME/XP).

Por exemplo, se o computador for infectado por um vírus, é possível que o recurso faça um backup deste virus e o reinstale automaticamente na próxima vez que você ligar a máquina.

Rodar software anti-spyware para eliminar “data-miner” e outros softwares daninhos.

Criar disquete ou CD-ROM de Recuperacao

Após executar todas as operações necessárias de preventivas de software/hardware em sua máquina, você deve fazer um disquete ou cd-rom com as informações principais de seu Sistema Operacional, como os arquivos Config.sys, Autoexec.bat e as dlls do Windows.

Após a geração do disquete ou Cd-rom, etiquete-o com a identificação da máquina, nome do usuário, data e hora da criação.

As operaçoes necessárias para execução dessa tarefa se encontram no FAQ Windows.

Formatação e Reinstalação Máquina que esteja realmente com dano em seu Sistema Operacional (Windows).

Os Sistemas operacionais sofrem danos irrecuperáveis após terem sido infectados por vírus e posteriormente desinfectados.

Algumas vezes, o desligamento incorreto da máquina ou queda constante da energia, podem danificar os softwares instalados nas maquinas.

A reinstalação é a abordagem mais segura para a Máquina que apresentarem defeitos constantes. Veja sobre isto no FAQ do WINDOWS em nossa Home Page.

Fazer o contingenciamento do Servidor (Proteção contra acidentes )

LINUX

Use software para geração de imagens ISO de seu Sistema Operacional -

A SMART UNION dispõe de tecnologia criada na Bélgica que “fotografa” o estado dos servidores em uma base diária ou semanal e que permite a pronta recriação de partições Linux no caso de dano nos Hard-disks. Fale Conosco.

WINDOWS 2000 Server

Use software para geração de imagens ISO de seu Sistema Operacional (use o Norton Ghost).

A cópia das imagens garantirá a completa reinstalação em caso de algum problema.

Veja Também sobre isto no FAQ do WINDOWS.

Procedimentos importantes quando trabalhando em uma Rede Local

Centralize os dados espalhados em seu Servidor de Rede

Para os casos onde os dados dos usuários estejam armazenados em seu equipamento local, fazer a transferencia dos dados dos usuários para dentro do Servidor de Dados, nas áreas específicas de cada usuário, protegido por senha.

Identificar os usuários autorizados a utilizar a rede local da Empresa;

Identificar os grupos de trabalhos, seus integrantes e os respectivos dados a serem compartilhados. Use os dados de seu RH para obter nomes e funções.

Esse servidor de dados deverá ter algum mecanismo que automaticamente faça um backup até no máximo 23:50 de cada noite. Sugerimos no mínimo que haja um backup dos dados de usuários armazenados no disco principal, para um disco secundário.

O fato de ser ás 23:50 é uma estratégia que usamos por vários anos, evitando dúvidas futuras sobre a exata data de geração do backup

Checar a segurança dos Firewall e Servidores instalados.

O firewall visa proteger a empresa contra acessos provenientes de hackers vindos de fora ou para evitar que usuários não autorizados consigam ter acesso ao meio exterior.

Outro ponto importante tem a ver com exclusão de logins e senhas de ex-funcionários e a criação de rotinas de mudança de senhas periódicamente.

Caso o roteador não tenha proteção ou a empresa não tenha certeza de existencia de algum firewal, sugerimos fortemente que haja um contato com a equipe técnica da Smart Union.

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